Translation of “Viver como uma mulher… morrer como um homem”

Viver como uma mulher…
morrer como um homem

João Pedro Rodrigues segue o dilema interior de um travesti que deseja mudar de sexo e teme contraiar a vontade de Deus.

Há mais de 20 anos que Fernando Gomes trabalha como travesti em Lisboa: é conhecido pela personagem Deborah Cristal, que empresta ao filme muitos traços de realidade. O transformista admite que começou por pensar que era possível representar apenas, mas Tónia é uma personagem muito próxima do universo que Fernando Gomes conhece bem.

A protagonista de ‘Morrer como um homem’, é um travesti em fim de carreira, ultrapassado por valores mais jovens e por novas exigências. Vive a culpa católica de querer ser mulher para satisfazer as necessidades e desejos do namorado, um jovem dependente de drogas e dos cuidados de Tónia.

É este conflito interior que parece interessar o realizador João Pedro Rodrigues, que transformou Tónia numa espécie de grande dama do espectáculo, num filme que nunca mostra os palcos por onde passam os travestis.

Depois de “Fantasma” e “Odete”, o realizador volta a filmar de noite, admitindo que é provavelmente onde se sente melhor para explorar a galeria de personagens que gosta de trabalhar, que desaparecem na escuridão e que tantas vezes parecem sombras.

“Morrer Como um Homem” carrega um titulo de tragédia, mas é também uma revisitação das figuras do transformismo que começaram carreira nos 80. As canções invadem o filme, na voz do elenco ou como quadros oníricos que parecem funcionar como um musical. João Pedro Rodrigues diz que este é o filme mais místico que já fez, e é apesar do elenco masculino, o filme mais feminino que já se viu do realizador.

Live like a woman

Die like a man

Director João Pedro Rodrigues follows the dilemma of a transvestite who wants a sex change but his religious conscience gets in the way

For more than 20 years, the actor Fernando Gomes works as a transvestite in Lisbon but is better known as his alter-ego Deborah crystal, this gives the film many hints of realism. He admits that only recently he thought it was actually possible to represent his real life in the film but Tónia is a character in a very similar world that Fernando Gomes knows all too well.

The star of ‘To die like a man’ is a transvestite nearing the end of his career and is being overtaken by those with newer values and requirements for the job. She lives with the religious objection to the desires of her boyfriend for her to have reassignment surgery

This inner conflict that interests the director, João Pedro Rodrigues who transforms Tónia into the star of the show yet never reveals where they work.

After the films “O Fantasma” (The Phantom) and “Two Drifters” the director decided to return to filming at night. He stated that this is where you will see at its best, the wide variety of people that work at night then disappear back into the darkness and shadows.

“To Die Like a Man” portrays a title of a tragedy, but is also a reminder of the famous figures that started their career in the 80’s.  Songs fill the film and the cast seem to work as if it’s a musical. João Pedro Rodrigues says this is the most mystical movie he has ever made and despite the male cast is the most girly movie he has ever made.

 

http://www.rtp.pt/cinemax/?t=Viver-como-uma-mulhermorrer-como-um-homem.rtp&article=629&visual=2&layout=8&tm=36

Leave a comment