Translation of 25 de Abril: Cinemateca procura filmes amadores sobre a revolução

portuguese flag icon 25 de Abril: Cinemateca procura filmes amadores sobre a revolução

16 de Abril, 2014

A Cinemateca Portuguesa procura filmes amadores que tenham sido feitos nos “dias revolucionários de 1974”, para serem exibidos no próximo dia 25, assinalando os 40 anos da revolução.

A Cinemateca tem dedicado a programação deste mês à revolução de Abril de 1974 com filmes militantes, etnográficos, censurados, documentários e ficção do Cinema Novo.

A estes, o Museu do Cinema quer juntar, numa sessão especial no dia 25 de Abril, à tarde, registos que os portugueses fizeram com as suas próprias câmaras, “nos formatos amadores comuns à época, designadamente Super 8” sobre os acontecimentos da revolução.

A 25 de Abril, a Cinemateca irá exibir também a cobertura televisiva da RTP, revelando a “euforia do dia captada em directo”, assim como as imagens em bruto, não montadas, sem som e sem cortes, que integram a colecção da Cinemateca.

Serão ainda mostrados dois números especiais de actualidades, intitulados ‘25 de Abril de 1974 e 1.º de Maio de 1974’ e ‘O povo unido jamais será vencido’, de António Escudeiro, assim como “Cravos de Abril”, de Ricardo Costa, e “Os caminhos da liberdade”, do colectivo da Cinequipa.

À noite, passará ‘As armas e o povo’, feito em 1975 por um colectivo de realizadores, entre os quais José Fonseca e Costa, Fernando Lopes, João César Monteiro, Glauber Rocha, Alberto Seixas Santos, António da Cunha Telles e António-Pedro Vasconcelos.

‘Torre Bela’, filme de Thomas Harlan, de 1977, que regista a ocupação da herdade do Duque de Lafões, e um colóquio com o crítico e cineclubista Manuel Pina, replicando um encontro que aconteceu na Cinemateca, a 25 de Abril de 1974.

A programação de Abril da Cinemateca tem por título ‘25 de Abril sempre – O movimento das coisas’ e incluiu filmes como ‘Brandos costumes’, de Alberto Seixas Santos, ‘Deus, Pátria, Autoridade’ (1975), documentário experimental de Rui Simões sobre o Estado Novo, ‘As paredes pintadas da revolução portuguesa’ (1976), de António Campos.

A vertente etnográfica e de registo das práticas populares revela-se com ‘Máscaras’ (1976), de Noémia Delgado, ‘Continuar a viver – Os índios da meia praia’ (1976), de António da Cunha Telles, sobre uma comunidade piscatória em Lagos, e ‘Trás-os-montes’ (1976), de António Reis e Margarida Cordeiro.

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british-flag icon 25th of April “Cinemateca” seeks amateur films based on the Carnation Revolution
16th of April, 2014

The Portuguese “Cinemateca” is seeking amateur films that were made during the “revolutionary days of 1974”, to be shown on April 25th, marking 40 years since the revolution.

The institute is dedicating this month to the 25th of April revolution with several different types of films: political, ethnographic, censored, documentaries and fiction of the Cinema Novo (lit. New Cinema).

The Cinema Museum would like to join to these films, in a special session on the afternoon of the 25th of April, films made with amateur cameras about the events that happened, “the most common format at that time was the Kodak super 8mm”.

On the 25th, the institute will also show television coverage from the channel RTP, revealing the “euphoria of the day captured live” as well as some raw images, without sound and without being cut, from its collection.

There will also be shown two special news episodes, titled “25th April 1974 and 1st of May 1974” and “O povo unido jamais será vencido” by António Escudeiro, as well as “Cravos de Abril” by Ricardo Costa and “Os caminhos da liberdade”.

On the evening there will be “As armas e o povo” filmed in 1975 by a group of filmmakers including: José Fonseca e Costa, Fernando Lopes, João César Monteiro, Glauber Rocha, Alberto Seixas Santos, António da Cunha Telles e António-Pedro Vasconcelos.

“Torre Bela”, a film by Thomas Harlan in 1977 that records the occupation of the Duke of Lafões estate and a meeting with the critic and film institute member Manuel Pina, replicating a meeting that took place at the institute on the 25th of April 1974.

The Program will be called “April the 25th forever – The moving of things” and includes films like “Brandos costumes” by Alberto Seixas Santos and “Deus, Pátria, Autoridade” (1975), an experimental documentary by Rui Simões on the Estado Novo, “As paredes pintadas da revolução portuguesa” (1976), by António Campos.

The ethnographic aspect and the recording of the popular practices are revealed with the films “Máscaras” (1976), by Noémia Delgado, “Continuar a viver – Os índios da meia praia” (1976), by António da Cunha Telles, depicting the fishing community in Lagos, and “Trás-os-montes” (1976), by António Reis and Margarida Cordeiro.

Fonte/Source: http://sol.sapo.pt/inicio/Cultura/Interior.aspx?content_id=103731

 

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