Translation of “Memórias e dilemas nos cinemas do real do IndieLisboa”

  portuguese flag icon  Memórias e dilemas nos cinemas do real do IndieLisboa

Competição do festival chega ao fim com Belleville Baby e Matar a un Hombre, dois bons filmes que explicam aquilo a que o festival se propôs: contar outras histórias de outras maneiras.

A secção competitiva do IndieLisboa cumpriu o seu propósito para 2014: propor filmes mais ousados, que escapam à fórmula mais convencional do cinema de autor, conseguindo de caminho uma das melhores e mais sólidas competições dos onze anos de existência do festival.

Fê-lo, no entanto, orbitando outras fórmulas – a mais evidente das quais a dos chamados “cinemas do real”, objectos híbridos que combinam elementos de documentário e ficção. Parte significativa dos onze filmes propostos este ano no concurso internacional usam como “rampa de lançamento” episódios verídicos ou experiências pessoais dos seus autores, mesmo que a sua concretização não seja forçosamente “convencional”.É o caso dos dois últimos filmes exibidos na competição. O próprio passado da sueca Mia Engberg serve de ponto de partida para o encantador e difuso Belleville Baby (Culturgest, esta sexta-feira, 21h30; e City Campo Pequeno, sábado, 14h30). E o chileno Alejandro Fernández Almendras inspirou-se num caso real para a ficção angustiante e formalista que é Matar a un Hombre (Culturgest, esta sexta-feira, 19h; e City Campo Pequeno, sábado, 19h).

Engberg pega no seu passado de estudante de cinema em Paris e no romance que então teve com um jovem delinquente como ponto de partida para um objecto atmosférico, envolvente, entre o documentário, o filme-ensaio e a ficção lírica. É um filme-bola de sabão, evanescente e fugidio, que levanta questões sobre o idealismo da juventude e o contraste com a vida real, questionando aquele ponto muito discreto da nossa vida em que chegamos a uma encruzilhada que nem sequer sabemos que o é e tudo se abre em todas as direcções, num momento fulcral entre a adolescência e a idade adulta.

Belleville Baby resume a vertente mais experimental “do concurso”, a par do excelente Quand Je Serai Dictateur, de Yaël André (repete esta sexta-feira, 21h30, City Campo Pequeno), do intrigante Mouton, de Gilles Deroo e Marianne Pistone, do francamente falhado Je m’Appelle Hmmmm…, de Agnès B., e do apenas curioso Mambo Cool, de Chris Gude.

Por seu lado, Alejandro Fernández Almendras trabalha a dimensão simbólica da ficção inspirada em factos reais. Matar a un Hombre, mais um excelente exemplo da “pontaria” do Indie para os novos cineastas latinos, coloca um pai de família panhonha como alvo do bullying persistente de um pequeno dealer rufia em busca de vingança.

Embora Almendras seja chileno – e não é descabido evocar Pablo Larraín –, há qualquer coisa dos novos romenos na progressão implacável, no fatalismo claustrofóbico com que esta tragédia anunciada vai lentamente destruindo a vida de Jorge (um notável Daniel Candia), reforçado pelo formalismo tenso e geométrico do trabalho de câmara de Inti Briones.

Paredes-meias com o filme de género, Matar a un Hombre é formalmente mais austero que Les Apaches, de Thierry de Peretti (repete esta sexta-feira, 19h, City Campo Pequeno); a sua exploração dos meandros psicológicos do medo torna-o num gémeo acessível de Historia del Miedo, de Benjamín Naishtat, e o seu olhar sobre as comunidades rurais aproxima-o do menos interessante Los Ángeles, de Damian John Harper.

image indie lisboa memorias dilemas

british-flag icon Memories and dilemmas in “Real Cinema” at IndieLisboa

The festival’s competition comes to an end with “Belleville Baby” and “Matar a un Hombre”, two great films which show what the festival is committed to: telling different stories in different ways.

IndieLisboa’s competition has fulfilled its purpose for 2014: to put forward bolder films that steer away from the more conventional formula of authorial cinema, achieving the line up for one of the best and most solid competitions of the festival’s eleven years.

It did so, however, by combining different formulas – the most obvious of which the so called “Real Cinema”, a new hybrid which combines elements of documentary and fiction. A significant part of the eleven films offered this year in the international competition use moments of truth and personal experiences from their authors as a “launch pad”, even though the use of such elements is not necessarily “conventional”. This is the case for the last two films shown in the competition. The Swedish Mia Engberg’s own past is the starting point for the lovely and diffuse “Belleville Baby” (Cultergest, Friday at 21.30 and City Campo Pequeno, Saturday at 14.30). And the Chilean Alejandro Fernández Almendras was inspired by a real story in his harrowing film “Matar a un Hombre” (Culturgest, Friday at 19.00 and City Campo Pequeno, Saturday at 19.00).

Engberg uses ideas from his own past as a film student in Paris and from the relationship he had with a young delinquent as the starting point for an atmospheric and engaging piece, which is somewhere between a documentary, a film-essay and fiction. The film is like a bubble, evanescent and fleeting, which raises questions about the idealism of youth and its contrast with real life, questioning that moment in our lives when we reach a crossroads that opens in every direction, each of which is unknown, in a key moment between adolescence and adulthood.

“Belleville Baby” is one of the most experimental works of the competition, along with the excellent “Quand Je Serai Dictateur” by Yaël André (repeated this Friday at 21.30, City Campo Pequeno), the intriguing “Mouton” by Gilles Deroo and Marianne Pistone, the quite frankly failure of a film “Je m’appelle Hmmmm” by Agnès B, and the merely curious “Mambo Cool” by Chris Gude.

Meanwhile, Alejandro Fernández Almendras works with the symbolic side of fiction, inspired by true facts. “Matar a un Hombre”, another excellent example of Indie’s “aim” for new Latino filmmakers, features the father of an everyday family who is the target of persistent bullying from a small thug dealer in search of revenge.

 

Although Almendras is Chilean – and it would not be unreasonable to evoke Pablo Larraín – there is something of the new Romanian style in the relentless progression and the claustrophobic fatalism with which this tragedy slowly destroys the life of Jorge (played by the outstanding Daniel Candia), reinforced by the tense and geometric formality of Inti Briones’ camera work.

While of the same genre, “Matar a un Hombre” is more austere in form than “Les Apaches” by Thierry de Peretti (repeated this Friday at 19.00, City Campo Pequeno); its exploration of the psycological complexities of fear make it a more accessible version of “Historia del Miedo” by Benjamín Naishtat, and its focus on the rural communties brings it closer to the rather less interesting “Los Angeles” by Damian John Harper.

 

Fonte/source: http://www.publico.pt/cultura/noticia/memorias-e-dilemas-nos-cinemas-do-real-do-indielisboa-1634286#/0

 

 

Leave a comment