Translation of “Oliveira celebra 105 anos à espera de filmar”

portuguese flag icon Oliveira celebra 105 anos à espera de filmar

O realizador reformula um velho desejo: quer financiamento de novos filmes como prenda de anos.

Manoel de Oliveira chega aos 105 anos de idade formulando o mesmo desejo, o de poder continuar a filmar com o ritmo e a intensidade com que conseguiu fazer na segunda metade da sua longa vida.

Ainda em novembro, interrogado sobre os 105 anos que celebra na quarta-feira, o mais velho realizador de cinema em atividade afirmou que o financiamento do seu novo filme seria “uma forma de comemorar o aniversário”, mas acreditava que “o aniversário de certeza que ainda vem antes”.

Assim foi. Ainda antes do anunciado financiamento para filmar “O Velho do Restelo”, chegou a data de aniversário, comemorada por várias instituições da cidade do Porto.

No entanto o realizador mantém o seu otimismo. “Eu tenho a ilusão de que não falta dinheiro”, afirmou na altura, dizendo esperar que lhe seja dado financiamento “para este e para outros” filmes.

Um voto renovado a cada ano, especialmente desde que o realizador, que nunca foi um autor consensual, se revelou um fenómeno de produtividade, apesar da idade e de uma carreira que só arrancou verdadeiramente na segunda metade da sua vida.

O cineasta nasceu a 11 de dezembro de 1908, no Porto – embora o registo fixe a data de nascimento no dia seguinte – no seio de uma família da alta burguesia nortenha, sendo o seu pai o primeiro fabricante de lâmpadas em Portugal.

Foi atleta, campeão nacional de salto à vara, corredor de automóveis e viveu uma juventude de boémia em que se destacam as tertúlias no Café Diana, na Póvoa de Varzim, com amigos como José Régio e Agustina Bessa-Luís.

Mas foi ao cinema que consagrou a sua vida, começando como ator num filme de Rino Lupo, em 1928, e estreando o seu primeiro filme, a curta-metragem documental “Douro, faina fluvial”, em 1931.

A sua primeira longa-metragem de ficção só surgirá em 1942, “Aniki-Bobó”, que, apesar de hoje ser considerado um clássico, foi um fracasso comercial, o que o terá levado a suspender a atividade cinematográfica, a que regressará em 1963, com “O Ato da Primavera ” e, no ano seguinte, ” A Caça”, um filme que lhe causou problemas com a polícia política.

Nova paragem até 1971, ano de “O Passado e o Presente”, começando, a partir daí e até hoje, a ter uma atividade constante no cinema, em que contabilizou 32 longas-metragens, entre as quais “Francisca”, “Le Soulier de Satin”, “A Divina Comédia”, “Vale Abraão”, “Belle Toujours”, “Vou Para Casa” ou “Singularidades de Uma Rapariga Loura”.

Premiado em inúmeros festivais de cinema, como Cannes e Veneza, foi doutorado honoris causa por diversas universidades e é comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada e das Artes e Letras Francesas.

Nos 80 anos de atividade cinematográfica, Manoel de Oliveira fixou um percurso que é considerado fundamental na história do cinema português, nem sempre consensual, nem sempre compreendido pelo público, mas quase sempre unanimemente elogiado pela crítica.

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flag-uk Portuguese director Manoel de Oliveira celebrates 105 years waiting to film

The director restates an old wish: he wants funding for new movies as birthday gift.

Manoel de Oliveira gets to 105 years of age stating the same wish, to be able to keep filming with the rhythm and intensity he had on the second half of his long life.

Still in November, when asked about the 105 years he celebrates on Wednesday, the oldest cinema director in activity said that the financing of his new film would be “a way to commemorate his birthday”, but believed that “the birthday would certainly arrive before”.

And that’s what happened. Even before the announced financing to film “O Velho do Restelo”, his birthday came up, commemorated by several institutions of the city of Porto.

However, the director keeps his optimism. “I have the illusion that money isn’t lacking”, he stated at the time, saying to be waiting for the financing to be given to him “for this and other” movies.

A renewed vow each year, especially since the director, that was never a consensual author, revealed himself to be a productivity phenomenon, despite his age and his career only really starting on the second half of his life.

The filmmaker was born on the 11th of December of 1908, in Porto – even though the registry marks his birthday on the day after – he was born into an upper middle class family, his father being the first to produce the light bulb in Portugal.

He was an athlete, national champion of pole-vault, car racer and lived a youth of idleness in which shine through the gatherings in the Café Diana, in Póvoa de Varzim, with friends like José Régio and Agustina Bessa-Luís, both Portuguese writers.

But it was to cinema that he dedicated his life, starting as an actor in a Rino Lupo’s film, in 1928, and starring his first film, the short documentary “Douro, faina fluvial”, in 1931.

His first fiction feature film will only arise in 1942, “Aniki-Bobó”, that, despite nowadays being viewed as a classic, was a commercial failure, which was probably what led him to suspend his cinematography activity, to which he’ll come back in 1963, with “O Ato da Primavera” and, the following year, “A Caça”, a film that caused him problems with the secret police.

New stop until 1971, year of “O Passado e o Presente”, starting, from then until now, to have a constant activity in cinema, counting 32 feature films, among which “Francisca”, “Le Soulier de Satin”, “A Divina Comédia”, “Vale Abraão”, “Belle Toujours”, Vou Para Casa” or “Singularidades de Uma Rapariga Loura”.

Awarded in countless cinema festivals, like Cannes and Venice, was awarded a doctorate in honoris causa by several universities and is commander of the Military Order of Saint James of the Sword and of the French Arts and Letters.

In the 80 years of cinematography activity, Manoel de Oliveira established a pathway that is considered fundamental in the history of Portuguese cinema, not always consensual, and not always understood by the viewers, but almost always unanimously praised by the critics.

Fonte / Source: http://www.rtp.pt/cinemax/?t=Oliveira-celebra-105-anos-a-espera-de-filmar.rtp&article=9895&visual=2&layout=8&tm=36

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